domingo, 24 de abril de 2016

Relatório da utilização dos recursos do portal do professor para elaboração de uma aula


RELATÓRIO DA UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DO PORTAL DO PROFESSOR
Realizando uma pesquisa buscando metodologias e recursos para um melhor desenvolvimento estrutural de aprendizagem a serem trabalhadas em sala de aula, com turmas do Ensino Fundamental II para a disciplina de Matemática, visualizamos uma plataforma de estudo muito vasta e enriquecedor no ambiente virtual, o Portal do Professor, onde possibilitará um desenvolvimento mais lúdico, claro e dinâmico do estudo dos conteúdos programáticos da disciplina acima citada, o Portal interage com o usuário com uma linguagem mais potencializada e com um esclarecimento amplo nos diversos assuntos propostos, a diversidade de recursos encontrados neste ambiente virtual educacional norteia nossos anseios metodológicos e elimina paradigmas a tempos sintetizados em nosso ambiente de trabalho. Sendo assim com auxílio do Portal do Professor conseguimos desenvolver um Plano de Aula dos conteúdos de Porcentagem e Estatística voltada para a realidade do aluno, ressaltando que o Plano construindo para estes conteúdos terá com o tema a Economia Marisqueira de nossa região litorânea, onde será amplamente explorada com atividades, trabalho de campo, levantamento de dados estatísticos e construção de gráficos, pois existe em nossa região um campo virtuoso e vasto a ser trabalho, e assim será possível uma adesão clara e mais atrativa dos discentes nos estudos dos conteúdos propostos, será feito uma introdução de porcentagem e sua aplicação com cálculos desenvolvidos a partir deste tema que  ressalta a realidade dos alunos, onde o mesmo será capaz de dissolver dados estatísticos amparados por estes levantamentos e suas utilizações.
Para uma maior apreciação fica exposto o link deste site educacional com destaque nos recursos utilizados para toda construção e desenvolvimento deste Plano de Aula.     





Demostração visual simples para encontrar o material de apoio do portal do professor


Depois de entrar no portal, no intuito de se orientar o professor pode clicar em ESPAÇO DE AULA como esta indicando a seta, para ver várias sugestões a respeito do assunto que ele pretenda lecionar.



As sugestões de aula estão no primeiro item como indica a seta.



Depois de ver as sugestões de aula, o professor pode procurar recursos de multimídia para apresentar de forma diferente o assunto abordado no intuito de contribuir mais no entendimento do aluno sobre o tema, esses recursos podem ser acessados clicando onde a seta acima esta indicando.
Seguindo essas orientações o professor pode montar seu plano de aula com os recursos que achar melhor, podendo adaptar o plano de acordo ao assunto e a realidade dos alunos.




PLANO DE AULA
IDENTIFICAÇÃO
Instituição: Escola Municipal Claudionora Nobre de Melo
Turma: 7º ANO
Disciplina: Matemática
TEMA DA AULA
Porcentagem e Estatística – Economia Marisqueira de Caravelas.


OBJETIVOS
- Compreender a ideia de porcentagem desenvolvendo as noções básicas da matéria no seu cotidiano, conhecer e realizar coleta de dados estatísticos para construção de gráficos, e perceber a importância do conteúdo na sua vida.
DISCRIÇÃO DO CONTEÚDO
- Noções de Porcentagem;
- Cálculo com Porcentagem;
- Coleta de Dados;
- Desenvolvimento Estatístico;
- Construção de Gráficos.
METODOLOGIA DE ENSINO
Aula expositiva e interativa, contemplando:
- Mobilização e levantamento de dados e conhecimentos prévios dos alunos;
- Apresentação dos conceitos alusivos aos temas em estudo;
- Sistematização do aprendizado por meio der exercícios de fixação e resoluções de situações problema, focado na realidade do aluno.
RECURSOS
- Quadro Banco e Piloto;
- Livro Didático;
- Cartolina;
- Data Show;
- Papel Ofício (A4).

AVALIAÇÃO
Avaliação participativa: Observação do envolvimento do discente no desenvolvimento da aula;
                                        Subjetiva: Realização de provas e atividades avaliativas;
Avaliação Quantitativa Trabalhos expositivos.


DESENVOLVIMENTO DA AULA
1º Momento: Serão coletados dos alunos dados em relação à atividade marisqueira na Região, onde os discentes estarão expondo seus conhecimentos sobre a atividade econômica acima citada e se estão inseridos nesta atividade.


2º Momento: Após a exposição dos dados acima mencionados, serão apresentados os conceitos alusivos ao tema, onde será esplanada a metodologia de utilização dos dados na Porcentagem e na Estatística.


3º Momento: Serão exemplificados problemas com os dados colhidos dos alunos, trabalhando com desconto, percentual de aumento, cálculo de Porcentagem acompanhado com a construção de gráficos, onde trataremos das diversidades de gráficos, salientando aos alunos da importância dessa atividade na economia da Região, e a valorização do conhecimento dos mesmos sobre o conteúdo para um melhor entendimento focado na sua realidade.  


4º Momento: Desenvolveremos as atividades em sala de aula corrigindo com a participação dos alunos, salientando sempre a importância da utilização da porcentagem em todas as atividades econômicas da Região, e solicitando aos discentes que tragam sugestões para se trabalhar Porcentagem com outras atividades econômicas de nossa Região como: Pescaria, Artesanato, Colheita de Eucalipto, entre outras.


  


BIBLIOGRAFIA
Sites Educacionais: Portal do Professor (http://portaldoprofessor.MEC.gov.br), Canal Futura (http://www.futura.org.br), Livros Didáticos: Estudar Matemática 7º Ano - Marcelo Ferbat.
Acadêmicos: Marco Antônio Andrade Lopes
                       Antônio Maciel da Pureza Neto



Nenhum comentário:

Postar um comentário